Gt 1 - Trabalho, Desenvolvimento Regional, Cidadania e Inclusão
Socioeconômica na Panamazônia.
Coordenação: Profª Drª Maria Izabel de Medeiros Valle (UFAM)
Coordenação: Profª Drª Maria Izabel de Medeiros Valle (UFAM)
DESCRIÇÃO
Desenvolvimento
regional e a inclusão socioeconômica na Panamazônia. Políticas Públicas de
desenvolvimento socioeconômico. Direitos Humanos e Cidadania. Políticas
Publicas direcionadas à construção da cidadania, à educação e ao trabalho.
Políticas de Inclusão para as populações da Panamazônia. Formas e condições
de Trabalho. Planejamento Regional. Moradia e Segurança na Panamazônia.
Configuração socioespacial, soluções e alternativas emergentes no plano local
e regional. Rede urbana e as dimensões da natureza e da sociedade. Finanças
publicas das cidades e as dinâmicas econômicas. Relação Cidade e Campo.
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Gt 2 - Educação, Politicas Educacionais, Interculturalidade e Formação de Professores Indígenas e Não-Indigenas na Panamazônia.
Coordenação: Profª. Drª. Persida da Silva Ribeiro Miki (PPGE-FACED-UFAM)
Prof. Ms. Marcos Antonio Braga de Freitas (UFRR)
Prof. Ms. Jakson Hansen Marques (FAA)
Prof. Dr. Raimundo Nonato Pereira da Silva (UFAM)
Profª. Ms. Simone Rodrigues Batista Mendes (CEFORR)
DESCRIÇÃO
Processo
de Formação de Professores Indígenas na Panamazônia a partir do contexto
sociocultural numa perspectiva da interculturalidade. Procedimentos
teórico-metodológicos e os diversos processos de formação de professores
indígenas. Interdisciplinaridade. Processos de diferenciação e especificidade
da educação escolar indígena. Protagonismo dos movimentos indígenas no Brasil
e na America Latina.
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Gt 3 – Desigualdade Social de Gênero, Saúde da Mulher, Saberes Tradicionais e Conflitos Socioambientais no Mundo Rural.
Coordenação: Profª. Drª. Iraildes Caldas Torres (PPGSCA-UFAM)
DESCRIÇÃO
Desigualdade
social de gênero. Condições de acesso à saúde no contexto rural e urbano.
Direito à saúde em geral. Questões de gênero relacionada às práticas
tradicionais (parteiras, benzedeiras e/ou rezadores). Saberes tradicionais no
contexto rural e urbano da Panamazônia. Grupos sociais e étnicos do meio
rural inseridos em diferentes categorias sociais (agricultores, pescadores,
artesãos de fibra, quilombolas, ceramistas, malveiros(as), juteiros(as),
quebradeiras de coco, indígenas, seringueiros, castanheiros e outros). Formas
de reprodução social, relações de gênero e estratégias de organização do
trabalho no mundo rural. Situações de conflitos e tensões que envolvem a
disputa por territórios e acesso a recursos naturais decorrentes das diversas
formas de expressão em defesa do seu modo de vida. Formas de construção e
implementação de políticas publicas voltadas para os povos do mundo rural.
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Gt 4 - A Produção Cientifica Acadêmica e o uso de Fontes Orais: Oralidades e Memórias na Panamazônia.
Coordenação: Profª. Drª. Rosemara Staub (PPGSCA-ICHL-UFAM)
Prof. Dr. Sergio Ivan Gil Braga (PPGAS-ICHL-UFAM)
Prof. Dr. Odenei de Souza Ribeiro (PPGSCA-ICHL-UFAM)
Prof. Dr. João Luis da Costa Barros (PPGSCA-ICHL-UFAM)
Prof. Dr. Alexandre Santos de Oliveira (PPGSCA-ICHL-UFAM)
Prof. Dr. Evandro de Morais Ramos (PPGSCA-ICHL-UFAM)
Ementa
Produção cientifica
acadêmica e os processos criativos. Relações socioculturais dos sistemas. Relações simbólicas entre a natureza, a cultura, sociedade e cotidiano. Sistemas
comunicativos. Sistemas artísticos.
Sistemas culturais. Abordagens interdisciplinares e Pensamento Complexo. Estudo
dos fluxos, das conexões, das interações, linguagens artísticas,
culturais e comunicacionais na e sobre a Panamazônia. Documentos
de processos de criação. Trajetórias de Vida. Narrativas integradas a processos explicativos.
Estudo das Sociedades Amazônicas a partir
de pesquisas que utilizam fontes orais. Memória. Construção de acervos históricos e arqueológicos.
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Gt 5 – Corporeidade e Práticas Corporais dos Povos Tradicionais
Coordenação: Profª. Drª. Artemis de Araujo Soares (PPGSCA-UFAM)
Membro Convidado: Prof. Dr. João Francisco Magno Ribas (UFSM)
DESCRIÇÃO
A corporeidade e as questões de ordem social, política, econômica e
ideológica tematizadas nas diversas culturas. Complexidade do conceito de prática
corporal e sua utilização no campo da Educação Física, das Ciências Humanas e
Sociais. Relações estabelecidas entre o ambiente escolar e os elementos da
natureza. Práticas corporais e a dimensão da sociabilidade.
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Gt 6 - Identidade Nacional e Identidade Regional Étnico-Racial nas Fronteiras da Panamazônica
Coordenação: Profª. Drª. Renilda Aparecida Costa (PPGSCA-UFAM)
DESCRIÇÃO
Identidade
Nacional. Identidade étnico-racial nas Fronteiras da Panamazônia. Políticas
públicas e a logística para o atendimento das comunidades urbanas e rurais na
fronteira. Trabalho e sociabilidade nas Fronteiras. Trajetórias de Vida.
Narrativas integradas a processos explicativos. Estudo das Sociedades
Amazônicas. Saberes tradicionais no contexto rural e urbano nas fronteiras da
Panamazônia. Condições de acesso à educação, saúde e serviços no contexto
rural e urbano das fronteiras. Moradia e Segurança nas fronteiras da
Panamazônia. Grupos sociais e étnicos do meio rural inseridos em diferentes
categorias sociais. Rede urbana e as dimensões da natureza e da sociedade nas
fronteiras.
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Gt 7 - Interdisciplinaridade, Institucionalidade e Desafios das Ciências Sociais na Panamazônia
Coordenação: Profª. Drª. Marilene Corrêa da Silva Freitas (PPGSCA-UFAM)
DESCRIÇÃO
Relações
simbólicas entre a natureza, a cultura, sociedade e cotidiano. A produção de
conhecimento, a organização e práticas institucionais, constituição de
domínios espaciais, virtuais, fixos ou móveis e princípios de objetivação e
subjetivação social e cultural. Interdisciplinaridade e a
produção do conhecimento nas Ciências Sociais. Abordagens
interdisciplinares e Pensamento Complexo. Gênero, Ciência e
Desenvolvimento Social da Panamazônia. Pensamento Social na Amazônia.
Epistemologias e Metodologias das Ciências Humanas e Sociais.
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Gt 8 – Imaginário, Política Cientifica e Relações de Poder.
Coordenação: Profª. Drª. Marilene Corrêa da Silva Freitas (PPGSCA-UFAM)
DESCRIÇÃO
Processos
históricos e socioculturais, envolvendo sistemas simbólicos como linguagens,
signos estruturas lógicas, manifestação religiosas, artísticas e festivas,
bem como as diferenças concernentes aos modos de pensar e interpretar o
mundo. Processos socioculturais envolvendo redes pelas quais se
ligam atores e instituições sociais na Panamazônia. Modos de existência de
indivíduos e grupos humanos, considerando-se as inter-relações e as
relações estabelecidas com o estado e outras entidades. A produção de conhecimento,
a organização e práticas institucionais, constituição de domínios espaciais,
virtuais, fixos ou móveis e princípios de objetivação e subjetivação social e
cultural. Formas de poder utilizadas ao longo dos processos que determinaram
a constituição dos diversos modos de protagonismo político e de resistência
social, cultural e ambiental das sujeitas coletivas na Amazônia; políticas
públicas e trajetórias institucionais. Lutas contra as formas de exclusão e
pelo reconhecimento de direitos e garantias individuais e coletivas.
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Gt 09 – Processos Civilizadores na Panamazônia
Coordenação: Prof. Dr. Gláucio Campos Gomes de Matos (PPGSCA-UFAM)
Gt 10 - Imaginário da Cidade: Cultura e Pensamento Politico na Literatura
Coordenação: Prof. Dr. Willi Bolle (USP)
Prof. Dr. Renan de Freitas Pinto (PPGSCA-ICHL-UFAM)
Profª. Ana Lucia Nascentes da Silva Abrahim (Arquiteta)
Aldísio Filgueiras (Jornalista - AAL)
Prof. Dr. Saturnino Valadares (UFAM)
Prof. Dr. Raimundo Martins (UFAM)
Prof. Ms. David Spencer Ribeiro de Souza (UFAM)
Mestranda Hanne C. Assimen (PPGCCOM-UFAM)
Prof. Dr. Saturnino Valadares (UFAM)
Prof. Dr. Raimundo Martins (UFAM)
Prof. Ms. David Spencer Ribeiro de Souza (UFAM)
Mestranda Hanne C. Assimen (PPGCCOM-UFAM)
Ementa
O Grupo de Trabalho baseia-se nos
escritos de Walter Benjamin sobre o fenômeno da Metrópole Moderna, com
destaque para o “Trabalho das Passagens” (1927-1940). Os retratos das
cidades, de Paris, capital da Modernidade, e de Berlim, capital da Republica
de Weimar; serão “revelados” a partir de uma megacidade da periferia, no caso
São Paulo, e através de uma apresentação da cidade de Belém e Manaus, pela
figura imaginaria de um “flâneur” benjaminiano serão dadas por outros
trabalhos com tema Metrópole Moderna.
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Gt 11 – Cidades e Vilas:
Espacialidades e Temporalidades na Amazônia
Coordenadores: Prof. Dr. José Aldemir de Oliveira (UFAM)
Ementa:
Esta
proposta focaliza as peculiaridades das cidades da Amazônia brasileira e as respostas
das políticas públicas às expressões da questão social que perpassam esses
espaços. Focaliza também a evolução da cidade na Amazônia; temas e objetos
atuais de estudo da cidade na Amazônia; as configurações e desigualdades
socioespaciais no território; soluções e alternativas emergentes no plano
local e regional; as mudanças de hábitos alimentares. O GT irá se dedicar à
análise teórica e metodológica dos problemas urbanos, as dimensões da natureza
e da sociedade, as finanças públicas das cidades e as dinâmicas econômicas;
as relações cidade e campo.
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GT 12 - Expressões
Estéticas na Pan-Amazônia do Século XXI
Coordenadores:
Prof. MSC e Doutorando José Ribamar Mitoso de Souza ( PPGSCA-ICHL-UFAM)
Prof. MSC e Doutorando
Joaquim Onésimo Barbosa ( PPGSCA-ICHL-UFAM)
Ementa
Fórum
Social Pan-Amazônico e Expressões Estético-Culturais na Pan-Região: As
Cartas-Resoluções e o Movimento Artístico-Cultural. O Popularesco, o Popular
e o Transgressor na Expressão Estética da Pan-Amazônia. A Estética
Colonialista Pop-Cult e as Estéticas da Resistência Nacional-Antropofágica e
Nacional-Popular. As Fôrmas Sociais e as Fôrmas Artísticas na Pan-Amazônia.
Estéticas e Culturas Étnicas: O Maravilhoso, O Fantástico, O Mágico, O Surrealismo
e o Cubismo como expressões estéticas milenares da Pan-Amazônia e o Século
XXI.
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