sexta-feira, 22 de julho de 2016

A construção do conhecimento científico: o papel da pesquisa



Por Marilene Corrêa da S. Freitas
(Revue de l’Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation)


Em um trabalho de grupo nos fins dos anos noventa, com a duração de oito anos, e com a finalidade de avaliar e de produzir parâmetros acerca da pesquisa em educação, experientes pesquisadores americanos produziram um inventário transformado em livro de 16 capítulos intitulado Questões da pesquisa em educação, problemas e possibilidades (1999) . Quatro partes constituem a organização da obra e das preocupações dos pesquisadores, no domínio disciplinar da educação, o que já evidencia a magnitude das questões envolvidas: 1) o foco na pesquisa da História e da Sociologia da Educação; 2) o foco nas configurações emergentes da educação e da pesquisa; 3) o foco na pesquisa como vocação; e 4) o foco na comunicação da pesquisa educacional. A análise desse empreendimento por pesquisadores brasileiros destaca a importância da preocupação no interior de um país de sólida estrutura de pesquisa como são os EUA, e a natureza coletiva e não imediatista do esforço de investigação do que se produz, e de como se constrói esse conhecimento para finalidade de re-equacionamento da pesquisa em educação.

A construção do conhecimento científico conheceu uma revolução em todos os campos disciplinares e avança sobre as disciplinas especiais. A comunidade científica, posta tantas vezes em dúvida e desafiada à cada ruptura paradigmática, faz-se e refaz-se em setores, segmentos, redes, campos e grupos de pesquisa. Afirma-se, hoje, que não há barreiras intransponíveis entre as formas de conhecimento, os saberes e a ciência. Como prática social o fazer científico expande-se; como conhecimento histórico o fazer científico legitima-se; como desenvolvimento lógico a cognição humana a serviço da pesquisa submete o pesquisador e seus interesses a constantes mudanças de papel e de intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário