terça-feira, 19 de julho de 2016

II SIScultura - Grupos de Trabalho (GT´s)


Gt 1 - Trabalho, Desenvolvimento Regional, Cidadania e Inclusão Socioeconômica na Panamazônia.

DESCRIÇÃO
Desenvolvimento regional e a inclusão socioeconômica na Panamazônia. Políticas Públicas de desenvolvimento socioeconômico. Direitos Humanos e Cidadania. Políticas Publicas direcionadas à construção da cidadania, à educação e ao trabalho. Políticas de Inclusão para as populações da Panamazônia. Formas e condições de Trabalho. Planejamento Regional. Moradia e Segurança na Panamazônia. Configuração socioespacial, soluções e alternativas emergentes no plano local e regional. Rede urbana e as dimensões da natureza e da sociedade. Finanças publicas das cidades e as dinâmicas econômicas. Relação Cidade e Campo.

Gt 2 - Educação, Interculturalidade e Formação de Professores Indígenas na Panamazônia.

DESCRIÇÃO
Processo de Formação de Professores Indígenas na Panamazônia a partir do contexto sociocultural numa perspectiva da interculturalidade. Procedimentos teórico-metodológicos e os diversos processos de formação de professores indígenas. Interdisciplinaridade. Processos de diferenciação e especificidade da educação escolar indígena. Protagonismo dos movimentos indígenas no Brasil e na America Latina.

Gt 3 – Desigualdade Social de Gênero, Saúde da Mulher, Saberes Tradicionais e Conflitos Socioambientais no Mundo Rural.

DESCRIÇÃO
Desigualdade social de gênero. Condições de acesso à saúde no contexto rural e urbano. Direito à saúde em geral. Questões de gênero relacionada às práticas tradicionais (parteiras, benzedeiras e/ou rezadores). Saberes tradicionais no contexto rural e urbano da Panamazônia. Grupos sociais e étnicos do meio rural inseridos em diferentes categorias sociais (agricultores, pescadores, artesãos de fibra, quilombolas, ceramistas, malveiros(as), juteiros(as), quebradeiras de coco, indígenas, seringueiros, castanheiros e outros). Formas de reprodução social, relações de gênero e estratégias de organização do trabalho no mundo rural. Situações de conflitos e tensões que envolvem a disputa por territórios e acesso a recursos naturais decorrentes das diversas formas de expressão em defesa do seu modo de vida. Formas de construção e implementação de políticas publicas voltadas para os povos do mundo rural.

Gt 4 - A Produção Cientifica Acadêmica e o uso de Fontes Orais: Oralidades e Memórias na Panamazônia.

DESCRIÇÃO
Produção cientifica acadêmica e os processos criativos. Relações socioculturais dos sistemas. Relações simbólicas entre a natureza, a cultura, sociedade e cotidiano. Sistemas comunicativos. Comunicação, abordagens interdisciplinares e Pensamento Complexo. Estudo dos fluxos, das conexões, das interações, linguagens e das estéticas comunicacionais na e sobre a Panamazônia. Documentos de processos. Trajetórias de Vida. Narrativas integradas a processos explicativos. Estudo das Sociedades Amazônicas a partir de pesquisas que utilizam fontes orais. Memória. Construção de acervos históricos e arqueológicos.

Gt 5 – Corporeidade e Práticas Corporais dos Povos Tradicionais

DESCRIÇÃO
A corporeidade e as questões de ordem social, política, econômica e ideológica tematizadas nas diversas culturas. Complexidade do conceito de prática corporal e sua utilização no campo da Educação Física, das Ciências Humanas e Sociais. Relações estabelecidas entre o ambiente escolar e os elementos da natureza. Práticas corporais e a dimensão da sociabilidade.

Gt 6 - Identidade Nacional e Identidade Regional Étnico-Racial nas Fronteiras da Panamazônica

DESCRIÇÃO
Identidade Nacional. Identidade étnico-racial nas Fronteiras da Panamazônia. Políticas públicas e a logística para o atendimento das comunidades urbanas e rurais na fronteira. Trabalho e sociabilidade nas Fronteiras. Trajetórias de Vida. Narrativas integradas a processos explicativos. Estudo das Sociedades Amazônicas. Saberes tradicionais no contexto rural e urbano nas fronteiras da Panamazônia. Condições de acesso à educação, saúde e serviços no contexto rural e urbano das fronteiras. Moradia e Segurança nas fronteiras da Panamazônia. Grupos sociais e étnicos do meio rural inseridos em diferentes categorias sociais. Rede urbana e as dimensões da natureza e da sociedade nas fronteiras.

Gt 7 - Interdisciplinaridade, Institucionalidade e Desafios das Ciências Sociais na Panamazônia

DESCRIÇÃO
Relações simbólicas entre a natureza, a cultura, sociedade e cotidiano. A produção de conhecimento, a organização e práticas institucionais, constituição de domínios espaciais, virtuais, fixos ou móveis e princípios de objetivação e subjetivação social e   cultural. Interdisciplinaridade e a produção do conhecimento nas Ciências Sociais. Abordagens interdisciplinares e Pensamento Complexo. Gênero, Ciência e Desenvolvimento Social da Panamazônia. Pensamento Social na Amazônia. Epistemologias e Metodologias das Ciências Humanas e Sociais.

Gt 8 – Imaginário, Política Cientifica e Relações de Poder.

DESCRIÇÃO
Processos históricos e socioculturais, envolvendo sistemas simbólicos como linguagens, signos estruturas lógicas, manifestação religiosas, artísticas e festivas, bem como as diferenças concernentes aos modos de pensar e interpretar o mundo. Processos socioculturais envolvendo redes pelas quais se ligam atores e instituições sociais na Panamazônia. Modos de existência de indivíduos  e grupos humanos, considerando-se as inter-relações e as relações estabelecidas com o estado e outras entidades. A produção de conhecimento, a organização e práticas institucionais, constituição de domínios espaciais, virtuais, fixos ou móveis e princípios de objetivação e subjetivação social e cultural. Formas de poder utilizadas ao longo dos processos que determinaram a constituição dos diversos modos de protagonismo político e de resistência social, cultural e ambiental das sujeitas coletivas na Amazônia; políticas públicas e trajetórias institucionais. Lutas contra as formas de exclusão e pelo reconhecimento de direitos e garantias individuais e coletivas.



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