Gt 1 - Trabalho, Desenvolvimento Regional, Cidadania e Inclusão
Socioeconômica na Panamazônia.
DESCRIÇÃO
Desenvolvimento
regional e a inclusão socioeconômica na Panamazônia. Políticas Públicas de
desenvolvimento socioeconômico. Direitos Humanos e Cidadania. Políticas
Publicas direcionadas à construção da cidadania, à educação e ao trabalho.
Políticas de Inclusão para as populações da Panamazônia. Formas e condições
de Trabalho. Planejamento Regional. Moradia e Segurança na Panamazônia.
Configuração socioespacial, soluções e alternativas emergentes no plano local
e regional. Rede urbana e as dimensões da natureza e da sociedade. Finanças
publicas das cidades e as dinâmicas econômicas. Relação Cidade e Campo.
|
Gt 2 - Educação, Interculturalidade e Formação de Professores Indígenas
na Panamazônia.
DESCRIÇÃO
Processo
de Formação de Professores Indígenas na Panamazônia a partir do contexto
sociocultural numa perspectiva da interculturalidade. Procedimentos teórico-metodológicos
e os diversos processos de formação de professores indígenas.
Interdisciplinaridade. Processos de diferenciação e especificidade da
educação escolar indígena. Protagonismo dos movimentos indígenas no Brasil e
na America Latina.
|
Gt 3 – Desigualdade Social de Gênero, Saúde da Mulher, Saberes
Tradicionais e Conflitos Socioambientais no Mundo Rural.
DESCRIÇÃO
Desigualdade
social de gênero. Condições de acesso à saúde no contexto rural e urbano.
Direito à saúde em geral. Questões de gênero relacionada às práticas
tradicionais (parteiras, benzedeiras e/ou rezadores). Saberes tradicionais no
contexto rural e urbano da Panamazônia. Grupos sociais e étnicos do meio
rural inseridos em diferentes categorias sociais (agricultores, pescadores,
artesãos de fibra, quilombolas, ceramistas, malveiros(as), juteiros(as),
quebradeiras de coco, indígenas, seringueiros, castanheiros e outros). Formas
de reprodução social, relações de gênero e estratégias de organização do
trabalho no mundo rural. Situações de conflitos e tensões que envolvem a
disputa por territórios e acesso a recursos naturais decorrentes das diversas
formas de expressão em defesa do seu modo de vida. Formas de construção e
implementação de políticas publicas voltadas para os povos do mundo rural.
|
Gt 4 - A Produção Cientifica Acadêmica e o uso de Fontes Orais:
Oralidades e Memórias na Panamazônia.
DESCRIÇÃO
Produção
cientifica acadêmica e os processos criativos. Relações socioculturais dos
sistemas. Relações simbólicas entre a natureza, a cultura, sociedade e
cotidiano. Sistemas comunicativos. Comunicação, abordagens interdisciplinares
e Pensamento Complexo. Estudo dos fluxos, das conexões, das interações,
linguagens e das estéticas comunicacionais na e sobre a Panamazônia.
Documentos de processos. Trajetórias de Vida. Narrativas integradas a
processos explicativos. Estudo das Sociedades Amazônicas a partir de
pesquisas que utilizam fontes orais. Memória. Construção de acervos
históricos e arqueológicos.
|
Gt 5 – Corporeidade e Práticas Corporais dos Povos Tradicionais
DESCRIÇÃO
A corporeidade e as questões de ordem social, política, econômica e
ideológica tematizadas nas diversas culturas. Complexidade do conceito de prática
corporal e sua utilização no campo da Educação Física, das Ciências Humanas e
Sociais. Relações estabelecidas entre o ambiente escolar e os elementos da
natureza. Práticas corporais e a dimensão da sociabilidade.
|
Gt 6 - Identidade Nacional e Identidade Regional Étnico-Racial nas
Fronteiras da Panamazônica
DESCRIÇÃO
Identidade
Nacional. Identidade étnico-racial nas Fronteiras da Panamazônia. Políticas
públicas e a logística para o atendimento das comunidades urbanas e rurais na
fronteira. Trabalho e sociabilidade nas Fronteiras. Trajetórias de Vida.
Narrativas integradas a processos explicativos. Estudo das Sociedades
Amazônicas. Saberes tradicionais no contexto rural e urbano nas fronteiras da
Panamazônia. Condições de acesso à educação, saúde e serviços no contexto
rural e urbano das fronteiras. Moradia e Segurança nas fronteiras da
Panamazônia. Grupos sociais e étnicos do meio rural inseridos em diferentes
categorias sociais. Rede urbana e as dimensões da natureza e da sociedade nas
fronteiras.
|
Gt 7 - Interdisciplinaridade, Institucionalidade e Desafios das Ciências
Sociais na Panamazônia
DESCRIÇÃO
Relações
simbólicas entre a natureza, a cultura, sociedade e cotidiano. A produção de
conhecimento, a organização e práticas institucionais, constituição de
domínios espaciais, virtuais, fixos ou móveis e princípios de objetivação e
subjetivação social e cultural. Interdisciplinaridade e a
produção do conhecimento nas Ciências Sociais. Abordagens
interdisciplinares e Pensamento Complexo. Gênero, Ciência e
Desenvolvimento Social da Panamazônia. Pensamento Social na Amazônia.
Epistemologias e Metodologias das Ciências Humanas e Sociais.
|
Gt 8 – Imaginário, Política Cientifica e Relações de Poder.
DESCRIÇÃO
Processos
históricos e socioculturais, envolvendo sistemas simbólicos como linguagens,
signos estruturas lógicas, manifestação religiosas, artísticas e festivas,
bem como as diferenças concernentes aos modos de pensar e interpretar o
mundo. Processos socioculturais envolvendo redes pelas quais se
ligam atores e instituições sociais na Panamazônia. Modos de existência de
indivíduos e grupos humanos, considerando-se as inter-relações e as
relações estabelecidas com o estado e outras entidades. A produção de conhecimento,
a organização e práticas institucionais, constituição de domínios espaciais,
virtuais, fixos ou móveis e princípios de objetivação e subjetivação social e
cultural. Formas de poder utilizadas ao longo dos processos que determinaram
a constituição dos diversos modos de protagonismo político e de resistência
social, cultural e ambiental das sujeitas coletivas na Amazônia; políticas
públicas e trajetórias institucionais. Lutas contra as formas de exclusão e
pelo reconhecimento de direitos e garantias individuais e coletivas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário